Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Marionetes e roedores...




Guardo em mim o desejo de ser cada vez mais madura, cada vez mais honesta, cada vez mais sensata e sincera, cada vez mais amiga, mais carinhosa, mais crente... cada vez mais! Não desejo, entretanto, cultivar em mim sentimentos que me aviltam, como rancor, ressentimentos, desilusões, inveja, mentiras, medo, insegurança, etc. O fato é que o dia-a-dia da vida moderna nos confronta com uma série de incertezas, nos faz inseguros, apressados, competitivos, desconfiados, estressados. É complicado manter uma posição equilibrada diante de tantas informações que chegam de todos os lados, de várias origens, de difentes motivações. Me parece cada vez mais difícil assumir uma personalidade em meio a tantas "tendências" que nos exigem um acompanhamento quase servil.



Sempre quando penso sobre essa realidade, imagino aqueles bonecos marionetes que, por mais desejos e sonhos que cultivem, estão sempre à mercê de linhas invisíveis, que lhes molda os atos. Assim também me sinto às vezes, perdida em passos que dei por motivações alheias ao meu desejo, oprimida por um sistema que me obriga a posições que não julgo necessárias à minha existência. Um certo "filósofo" conteporâneo disse: "minha piscina está cheia de ratos, minhas idéias não correspondem aos fatos". Ele, na ousadia e vigor da juventude, foi capaz de denunciar a opressão psicológica que o homem moderno sofre, tendo que se enquandrar o tempo todo em uma padrão comportamental, ideólogico, filosófico, religioso, artístisco, sei lá o quê mais! O certo é que eu não sou eu mesma, já não me caibo na infinita necessidade de ser aquelas outras que "eles" me impõem.



Minha piscina está cheia de ratos, porque penso diferente, porque não gosto de saia balonê nem calça saruel. Porque acho legal ir pra festa e voltar sem ter bebido ou fumado nada e ainda assim ter momentos com alta concentração de serotonina (hormônio responsável pelo bem estar e pelo prazer). Minha piscina está cheia de ratos, porque ainda acho importante ligar para minha mãe e dizer que já cheguei no destino anunciado, dizer aos meus amigos com frequência que eles são especiais, que são caros demais para mim, seja cara-a-cara, seja via scraps, msn, torpedos, twitter, face e outras possibilidades mais.



Eu não quero fazer parte dessa cultura do efêmero, que acha um mico conservar valores familiares, que acha demodê evitar desagradar os pais, ser responsável, fiel, leal! Eu não quero ser mais uma pessoa incapaz de dizer "estou sofrendo", "estou frágil hoje", "eu realmente estou arrependida", "eu penso diferente da maioria"... Falta coragem a uma geração que não conheceu a cautela para dizer te amo com a profundidade de um amor que transcende um corpo bonito, falta uma alma capaz de admirar a outra, mesmo que as duas jamais se enxerguem. Falta aquela paixão que faz tremer, desejar, possuir, mas que depois se metamorfoseia (nem sei se existe essa palavra) em algo mais bonito, mais sereno, mais ágape.



Sou uma reunião de muitas coisas que, no fim, são rótulos, tendências e comportamentos inseridos nos meu ser por pessoas que nunca dei bom dia. Tenho uma piscina entupida de ratos, pois as minhas idéias não correspondem ao que me ordenam todo o tempo, tenho um desejo extremamente paradoxal de ser diferente, de ser o que minha alma grita, de ser aquela que também está no teatro, mas aquela assiste e não aquela encena com fios invisíveis presos ao corpo.



Às vezes sinto medo de mim. Não que me considere um perigo aos alheios, mas, com medo, me digo o tempo todo: "cuidado para não descobrir o óbvio. Cuidado para não enxergar todos os 'nossos' defeitos, senão você deixa de crer que existe mesmo o homem".

Ah! se pelo menos houvesse mais gente interessada em conter os roedores...

Autora: Marilene Gonçalves

Um comentário:

  1. Mari, "cunhada-amiga",quantas enfáticas verdades! Você se superou nessa produção!Garota de personalidade hein!? Adorei! Só faltou a barra com os ícones das redes sociais para eu socializar essa maravilha com meus outros amigos.Beijocas!!!

    ResponderExcluir